Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012


Previsão de boas ondas para início do Mundial de bodyboard em Itacoatiara

>>Zik ficou com a quarta vaga das triagens - Foto: Tony Dandrea

Por: Oswaldo Bissoli


Está tudo pronto para o início do mundial de bodyboard em Itacoatiara. A quarta etapa do IBA World Tour tem início programado para quinta-feira (07), com a abertura da janela de espera. As triagens abrem as disputas por uma das seis vagas no evento principal e a previsão é excelente para o início da competição.


Um novo swell (ondulação) está chegando para os próximos dias. A previsão é de dois a três dias de triagens com mar grande e aí teremos a fase dos top-24, mais os vencedores das triagens e wild cards. Tudo aponta para um evento épico, pois o swell aparenta se manter forte por pelo menos cinco dias. Este último fim de semana já foi um excelente aquecimento para todos, mostrando que Itacoatiara combina todos os conteúdos para um Grand Slam”, afirmou Chico Garritano, Head Judge (Juiz Chefe) do Circuito Mundial.

Com base em todas as previsões e no que foi visto nos últimos três dias em Itacoatiara, a expectativa é que as triagens sejam extremamente disputadas, visto o nível dos atletas que já se encontram em Niterói (RJ) para o início das competições. Atletas de todas as partes do Brasil e do Mundo se reunirão nas ondas de Itacoatiara em busca de uma das sonhadas seis vagas para o evento principal.

Zik vence votação pela Internet e fica com o último wild card:
Em busca de uma das vagas para o evento principal estará um dos expoentes da nova geração, João Zik. Local de Itacoatiara, o atleta ficou com o último convite para o evento após vencer uma apertada eleição via internet. Com mais de 600 votos, Zik comemorou bastante a oportunidade de competir nas fases adiantadas das triagens.

Fico muito feliz com ess reconhecimento. Isso mostra que todos estão percebendo o esforço que tenho feito nos últimos tempos. Estou focado. Não me sinto maior do que ninguém vencendo essa disputa de Wild Card, meu foco está todo na competição. Agradeço a todos que votaram em mim. Prometo dar o sangue em todas as baterias”, disse Zik, que completa os convites ao lado de José Otávio e Dudu Pedra (evento principal) e Guilherme Correa (triagens).

Check in:
O início das competições acontece somente na quinta-feira, mas boa parte dos competidores do Itacoatiara Pro 2012 já estão no local do evento. O check in da etapa acontece na quarta-feira (06), das 14h às 18h, na Casa do Adipas: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6528 – Itacoatiara/Niterói.

O Itacoatiara Pro é válido como quarta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard é um oferecimento da Prefeitura de Niterói e Governo do Rio de Janeiro e tem o patrocínio da Pride e da Useque.com e NET. O Co-patrocínio da etapa é oferecido pela CCR Ponte e Heineken. O evento conta com a divulgação do Canal Off, Rádio Jovem Pan, LikeBodyboard, Portal Dexa, Prone Mediah e Ride It. Apoio Cultural: Fundação de Arte de Niterói e Secretaria Municipal de Cultura. Apoio: Red Bull, Pampo Clube, Arte Ademas, Albin Imóveis, FTSports, Buzin Gastronomia, Haus, Planta Carioca, SOAMI, FEBBRJ e CBRASB.


Danilo Caboclo - Assessoria de Imprensa Itacoatiara Pro

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Medina ganha a primeira nota 10 nos tubos de Fiji

>>Gabriel Medina - Foto: Kirstin / ASP

Por: Oswaldo Bissoli

Data: 04/06/12 15:48



É do fenômeno Gabriel Medina a primeira nota 10 do Volcom Fiji Pro nos tubos de Cloudbreak, na ilha de Tavarua. A nota máxima saiu na onda que ele pegou nos primeiros segundos da bateria com o australiano Yadin Nicol. Medina já dropou botando pra dentro da onda, foi atravessando as placas que caíam a sua frente e ainda mandou dois cutbacks com muito estilo para fechar a melhor apresentação desta quarta etapa do ASP World Tour 2012.


Foi incrível e estou muito feliz por conseguir a nota 10, falou Gabriel Medina. Eu estou só querendo surfar, pegar os tubos, me divertir. Eu não sabia o que ia fazer, a onda veio e fui para ela. Esta é só a minha segunda vez que surfo aqui em Fiji e já ouvi que tem outro swell (ondulação) vindo aí. Estou achando muito bom e queria poder competir também em Restaurants (outra onda reservada para o evento, na ilha de Namotu).


O paulista Miguel Pupo também brilhou nas esquerdas de Cloudbreak na segunda-feira para ganhar de Matt Wilkinson o confronto dos vencedores das etapas do ASP Prime no Brasil este ano. E o campeão do Hang Loose Pro Contest nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), superou o do Quiksilver Saquarema Prime encerrado domingo passado nas esquerdas da Praia de Itaúna.

Medina e Pupo aumentaram para cinco o número de brasileiros na terceira fase do Volcom Fiji Pro, juntando-se a Adriano de Souza, Heitor Alves e Alejo Muniz que estrearam com vitórias no domingo. Ainda tem o duelo do carioca Raoni Monteiro com o australiano Kai Otton que fecha a repescagem e ficou para a terça-feira.

O mar baixou para 4-6 pés na segunda-feira, mas ainda proporcionou grandes momentos durante o dia e novos recordes foram estabelecidos. Só que o vento apertou e acabou com a formação das ondas em Cloudbreak. A comissão técnica, então, decidiu adiar as duas últimas baterias para a terça-feira, com a primeira chamada marcada para as 8 horas em Fiji.

A segunda-feira começou com Kelly Slater pegando bons tubos para bater fácil o surfista local, Isei Tokovu, com uma larga vantagem de 15,90 a 6,10 pontos. Na segunda bateria do dia, Taj Burrow também superou o catarinense Willian Cardoso na escolha das ondas para vencer por 12,66 a 8,07 pontos. Depois o mar melhorou e Julian Wilson surfou tubos incríveis que valeram duas notas acima de 9 para o australiano aumentar o maior placar do campeonato para 18,57 pontos de 20 possíveis.

As condições estão realmente boas hoje (segunda-feira), disse Julian Wilson. Está muito perfeito. Eu não comecei bem o campeonato ontem (domingo) e estava realmente frustrado por isso. Mas, hoje deu tudo certo. Minha primeira onda já foi boa e me deu confiança para o restante da bateria. Foi ótimo conseguir duas notas altas para fazer o recorde de pontos, fico feliz por isso.

Duas baterias depois, Gabriel Medina ganhou a primeira nota 10 dos juízes logo no início e os tubos continuaram bombando em Cloudbreak nos dois confrontos seguintes. Miguel Pupo chegou a surfar dois na mesma onda para sacramentar a vitória sobre Matt Wilkinson. Ele recebeu nota 8,03 e com ela virou o resultado para 16,96 a 15,76 pontos há três minutos do fim, pois já tinha pegado um tubo muito bom na onda anterior que valeu 8,93.

Os 16,96 pontos seriam o segundo maior placar do dia se Adrian Buchan não atingisse 17,04 para vencer uma bateria igualmente apertada contra o também australiano Kieren Perrow. Depois, o português Tiago Pires despachou a sensação norte-americana, Kolohe Andino, por 11,00 a 5,93 pontos em uma disputa fraca de ondas. O vento já começava a deteriorar as condições do mar e só aconteceu mais uma bateria, vencida pelo americano Brett Simpson.

DUELO BRASILEIRO - Dos cinco brasileiros já classificados, o único que ainda aguarda o encerramento da repescagem para conhecer seu adversário é o paulista Adriano de Souza. Mineirinho defende a quarta posição no ranking e foi escalado para fechar a terceira fase, podendo ser contra Raoni Monteiro, caso passe por Kai Otton.

Mas, um duelo brasileiro já está formado na quinta bateria, entre o catarinense Alejo Muniz e o paulista Gabriel Medina. Esta rodada é eliminatória e só os vencedores se classificam para a quarta fase. Na oitava bateria, o cearense Heitor Alves enfrenta o francês Jeremy Flores. E na 11.a e penúltima, o paulista Miguel Pupo vai encarar o recordista de pontos do Volcom Fiji Pro, Julian Wilson.


SEGUNDA FASE - REPESCAGEM - 25.o lugar - US$ 7.000 e 500 pontos:
1.a: Kelly Slater (EUA) 15.90 x 6.10 Isei Tokovu (FJI)
2.a: Taj Burrow (AUS) 12.66 x 8.07 Willian Cardoso (BRA)
3.a: Josh Kerr (AUS) 12.00 x 8.56 Taylor Knox (EUA)
4.a: Julian Wilson (AUS) 18.57 x 7.50 Patrick Gudauskas (EUA)
5.a: Fredrick Patacchia (HAV) 13.67 x 10.54 Michel Bourez (TAH)
6.a: Gabriel Medina (BRA) 16.67 x 9.37 Yadin Nicol (AUS)
7.a: Miguel Pupo (BRA) 16.96 x 15.76 Matt Wilkinson (AUS)
8.a: Adrian Buchan (AUS) 17.04 x 16.23 Kieren Perrow (AUS)
9.a: Tiago Pires (PRT) 11.00 x 5.93 Kolohe Andino (EUA)
10.a: Brett Simpson (EUA) 12.40 x 12.20 Travis Logie (AFR)
-----------ficaram para abrir a terça-feira:
11.a: Bede Durbidge (AUS) x Adam Melling (AUS)
12.a: Kai Otton (AUS) x Raoni Monteiro (BRA)

TERCEIRA FASE - 17.o lugar - US$ 8.500 e 1.750 pontos:
1.a: Taj Burrow (AUS) x seed 21
2.a: John John Florence (HAV) x Adrian Buchan (AUS)
3.a: Josh Kerr (AUS) x Damien Hobgood (EUA)
4.a: Mick Fanning (AUS) x Tiago Pires (PRT)
5.a: Alejo Muniz (BRA) x Gabriel Medina (BRA)
6.a: Joel Parkinson (AUS) x Mitchel Coleborn (AUS)
7.a: Kelly Slater (EUA) x Fredrick Patacchia (HAV)
8.a: Jeremy Flores (FRA) x Heitor Alves (BRA)
9.a: Owen Wright (AUS) x Brett Simpson (EUA)
10: Jordy Smith (AFR) x C. J. Hobgood (EUA)
11: Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
12: Adriano de Souza (BRA) x seed 22

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America


10 anos fazendo história no surf capixaba

>>Cartaz do evento - Foto: Divulgação

Por: Oswaldo Bissoli




Há dez anos o Circuito Capixaba de Surf Amador recebeu de braços abertos dois patrocinadores que em parceria nomearam a competição e transformaram o cenário do surf local em um dos mais vitoriosos da Região Sudeste.

Valorizando as categorias de base do surf capixaba as empresas Cyclone e Bahamas juntamente com o trabalho da FESURF - Federação de Surf do Estado do Espírito Santo - foram responsáveis pela formação de grandes nomes do surf nacional como Yries Pereira (Campeã Brasileira de Surf Amador em 2002, Bárbara Segatto (Campeã Brasileira de Surf Junior / 2010 e vice campeã no mesmo ano da categoria Open), Krystian Kymerson (Campeão Brasileiro de Surf Amador em 2009, Campeão Brasileiro Pro Junior 2011 e vice em 2012), entre vários outros nomes...

Parceria também responsável pelo inédito terceiro lugar da equipe capixaba de surf no ranking nacional por equipes em 2010. Neste ano o ES ficou inclusive na frente de estados que sempre tiveram um surf de vanguarda como, por exemplo, o Rio de Janeiro.

Criada em 1984 pelo surfista Big Rider brasileiro Roberto Valério a Cyclone desenvolveu um papel fundamental na formação de equipes de surf para competição e apoio aos eventos deste esporte no Brasil.

No Espírito Santo a Cyclone encontrou o parceiro ideal, a Rede de Lojas Bahamas Surf Shop. Com onze lojas, a maior multimarca deste segmento no Estado junto com a empresa carioca alavancou as competições e as categorias de base do surf capixaba. A partir dos dias 16 e 17 de junho próximos o Circuito Capixaba de Surf Amador Cyclone Bahamas comemora seus 10 anos e o esporte no Estado do Espírito Santo recebe de presente a continuação de um dos circuitos mais tradicionais do Brasil.

Confira abaixo mais detalhes sobre este evento:

Circuito Capixaba Cyclone Bahamas de Surf Amador 2012.
Datas: 16 e 17 de junho – Praia do Solemar, Jacaraípe, Serra / ES.
04 e 05 de agosto – Praia do Ulé, Guarapari / ES.
29 e 30 de setembro – Barra do Jucu, Vila Velha / ES.
03 e 04 de novembro – Solemar, Jacaraípe, Serra / ES.

Categorias:
Grommet, Petit, Iniciante, Mirim, Junior, Open e Pro/AM.

Apoios:: Hotsumer, Ilha Mídia Exterior, Sinalização Comunicação Visual, Digeal Surf.
Divulgação: Revista Fluir, Site Waves, Rádio Cidade e OndaOn.com.br

Patrocínios: Reef e Sandálias Kenner.

Realização: FESURF – Federação de Surf do Estado do Espírito Santo.

BODYBOARD
Guilherme Tâmega, Brasileiro, representou bem o brasil no Chile  ( no mundial de Bodyboard )

domingo, 3 de junho de 2012


Definidos os Wild Cards do Itacoatiara Pro 2012

>>Dudu Pedra é um dos wild cards da etapa - Tony Dandrea

Por: Oswaldo Bissoli



Restando pouco mais de uma semana para o início do Itacoatiara Pro – quarta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard Masculino – ficou decidido o nome dos dois wild cards (convidados) para o evento principal. Dudu Pedra e José Otávio são os dois nomes apontados para competir no main event, sem precisar passar pelas triagens do evento, que começa no dia 07 de junho e tem janela de espera até dia 17 do mesmo mês.

É um sonho para mim poder competir em Itacoatiara. Quando as coisas começaram a dar certo para mim como atleta eu sempre sonhei com isso, mas nunca achei que fosse acontecer o mundial aqui. A ficha ainda não caiu, ainda penso como será, ver a praia lotada, com boas ondas. É um evento inédito e representar Itacoatiara é a maior responsabilidade. Estou voltando aos meus quinze anos”, disse eufórico Dudu Pedra, local do pico e um dos atletas mais respeitados de Itacoatiara.

Dudu recebeu o Wild Card por ser um dos atletas mais respeitados e que melhor conhecem a onda de Itacoatiara. Além de ser um exímio competidor, Dudu tem raizes muito fortes com o local. “Fico muito feliz com essa oportunidade. Eu me considero um dos caras que mais ficou dentro dágua em Itacoatiara”, brinca Dudu. “Meu avô fundou Itacoatiara, meu pai ajudou na administração do local. Digo que meu avô regou, meu pai plantou e eu estou colhendo. É uma satisfação enorme”, complementa.


Assim como Dudu, José Otávio é um atleta que dispensa comentários. Extremamente radical e conhecedor nato das bombas de Itacoatiara, o atleta é apontado por muitos como um grande candidato ao título e respeitado por todos os atletas do IBA World Tour.


Quarta vaga será decidida por votação na internet:
Além das duas vagas no evento principal, a organização do Itacoatiara Pro 2012 deve apontar ainda mais dois atletas para as vagas de wild card para as fases avançadas das triagens. Sendo assim, ficou decidido que um dos atletas convidados será o local Guilherme Correa. Guilherme é um dos atletas mais respeitados do pico e suas atuações, especialmente em dias grandes, fazem jus ao convite dado pela organização.  Já a segunda vaga das triagens será decidida através de votação na internet.


Dois expoentes da nova geração de Itacoatiara, João Zik e Kalani Lattanzi, disputarão, através de votação via internet, quem será o segundo agraciado com o convite. Os dois atletas vem mostrando muita força no Circuito Mundial. Para se ter uma ideia da bagagem adquirida pelos dois, Kalani já é Campeão Latino e Zik foi apontado como uma das grandes revelações do Tour Mundial e em 2011 surfou a maior onda da temporada em Itacoatiara.


O Itacoatiara Pro é válido como quarta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard.


Danilo Caboclo - Assessoria de Imprensa Itacoatiara Pro